dicas e ideias

Técnica de aplicação vazada

Aplicação Vazada ( Bordado com vazado seguido de aplique )
av01.jpg
Consiste em se aplicar um tecido transparente como Renda, Organdi ou Organza sobre uma peça que já está previamente vazado. Para tanto proceda conforme uma das opções abaixo:


av02.jpgOpção 1 - Para cortar a peça utilize-se de uma faca preparada no molde do aplique e uma prensa (Balancim de Corte). Neste método após ter vazado a peça, prenda no bastidor inteiriço um plástico transparente (Biron Sheet). A máquina estará previamente programada para fazer uma costura indicativa de onde o aplique será executado e parará. Logo a seguir coloca-se a renda e o tecido vazado por cima posicionando-os na área demarcada pela costura para que a máquina prossiga com o bordado normalmente.


av03.jpgOpção 2 - Utilizando-se de quatro agulhas cortantes que são instaladas na máquina de bordar. Cada agulha tem o direcionamento do corte conforme figura ao lado. Neste método prende-se a peça normalmente no bastidor. A máquina estará previamente programada para fazer o corte utilizando cada uma das agulhas conforme o direcionamento do corte e parará. Logo a seguir coloca-se a renda na área da peça demarcada pelo vazado para que a máquina prossiga com o bordado normalmente.

 

Resultado Final
av04.jpg
Em breve, disponibilizaremos mais DICAS.

Técnica do bordado termo colante

Processo de produção de bordados termocolantes.

Estes bordados podem ser opções para clientes que necessitam de bordados prontos, pouca quantidade, disponibilidade em lojas de armarinhos.
E pode ser opção para bordadores com ociosidade de máquina.
Consiste em se aplicar um filme termocolante no bordado que logo após é recortado na sua forma, por um pirógrafo.


Bordado deverá sempre ser executado em tecidos sintéticos.
termo01.jpg
Aplicar o filme sobre o avesso, com prensa ou ferro de passar, protegendo o filme com o papel siliconado.
termo02.jpg
Ferro:15 segundos na posição algodão.
Prensa:8 segundos, 150º c e 60 libras de pressão.
Arremate todos os fios direito e avesso.
Retire o papel após o esfriamento e recorte com o pirógrafo.
 termo03.jpgtermo04.jpg
Colagem Final: coloque sobre a peça, o bordado termocolante, e um retalho de tecido por cima para evitar amarelamento, em seguida pressione o ferro ou prensa.
termo05.jpg
Ferro:30 a 40 segundos na posição algodão.
Prensa:15 a 20 segundos, 150º c e 60 libras de pressão.

Obs.: Os valores variam conforme o filme termocolante e são fornecidos pelo fabricante.

Tipos de pontos que compôem um bordado

Ponto Manual

É um ponto definido pelo usuário pois onde houver um clique com o mouse o ponto será fixado.
Ex: 
pb01.jpg

Usado para unir partes distintas de um bordado e fazer pequenas correções, respeitando um tamanho máximo estipulado, sendo que se este tamanho for ultrapassado o software o entenderá como um saltaponto.

O saltaponto é um ponto onde o bastidor se desloca mas a agulha não desce. Isto serve para fazer um movimento sem que faça costura, mas também pode realizar um corte de fio dependendo do número de saltapontos consecutivos que serão gerados pelo sistema e que deverão coincidir com o parâmetro correspondente da máquina de bordar. Este tipo de ponto é normalmente utilizado para se deslocar de uma área para outra do bordado. 

Ex:
pb02.jpg

Pesponto

É utilizado para fixar o tecido com a entretela, com objetivo de minimizar o encolhimento do tecido, esta costura deverá ser feita no sentido contrario ao preenchimento do bordado ou 45 graus em relação ao sentido do preenchimento
É uma sequência de pontos que mantem um padrão (tamanho) e número de repetições,determinado pelo 
usuário: 

Ex:
pb03.jpg
1 passada de linha

É possível aumentar o número de passadas para três, assim teremos um pesponto triplo ou pesponto de três (Utilizado para contornos e pequenos detalhes).
Ex:
pb04.jpg
3 passadas de linha

Satin

Também conhecido por Zig-Zag, é um tipo de ponto no qual os pontos são fixados somente nas bordas (Utilizado para preencher áreas estreitas, para construção de letras e para contornos).

Ex:
pb05.jpg

Larguras sugeridas..: Minima = 1,2 mm - Maxima = 8,0 mm

Tatâmi

Também conhecido por Matizado, é um tipo de ponto que tem por objetivo preencher áreas que o satin não poderia preencher devido o tamanho da área e a largura do ponto; Produz um efeito visual diferente do satim, há também vários efeitos de tatâmi. ( indicado para áreas acima de 8 mm)

Ex: 
pb06.jpg

Zig-Zag

Similar ao Satin é um tipo de ponto no qual os pontos são fixados somente nas bordas, o Zig-zag é mais utilizado em bordados com aplique, devido suas linhas de preenchimentos serem inclinadas, diferente do satin onde uma linha é reta em 90 graus e a outra inclinada.

Ex. de Zig-zag
pb07.jpg

Para fazer um aplique: 

1º- Faça uma costura com pesponto em volta da área a ser aplicada para que o operador da máquina saiba onde ira inserir o aplique.

2º- Insira um comando de parada para que o operador coloque o material a ser aplicado.

3º- Faça uma costura com Zig-zag para que o material permaneça fixado no bordado.

4º- Termine com um acabamento em Satin.

Ajuste de pontos - Densidade

A densidade é determina pela distância entre as linhas que compõem uma área (Pode ser utilizado para aumentar ou diminuir o número de pontos de uma área).

Ex:
pb08.jpg   pb09.jpg
Obs.: Como se pode notar quanto maior o valor da densidade menor é o número de pontos que compõem a área.

Comprimento

O maior ponto que uma máquina de bordar é capaz de fazer mede 12,7mm e o menor mede 0,1mm, mas não é viável utilizar os pontos nesses extremos pois se você fizer um ponto acima de 7,0 mm este poderá ficar solto e com maior facilidade de ser rompido, e se o ponto for muito pequeno, menor que 0,3 mm, a máquina não irá render e causará em muitas quebras de linha ou até mesmo quebra de agulha.

Portanto os valores de comprimento de ponto viáveis para se trabalhar estão entre 0,4 mm e 7,0 mm. Obs. Por isso que se usa filtrar o bordado, retirando os pontos menores que 0,3 mm.

A seguir temos uma tabela com os valores ideais de acordo com o tipo de ponto:

Tipo de Ponto | Comprimento mínimo | Comprimento máximo
   Pesponto                     1,0 mm                            4,0 mm 
Satin/Zig-zag                   1,2 mm                           8,0 mm
     Tatami                      2,5 mm                          4,0 mm 

Obs.: Outros tipos de pontos são variações dos que se apresentam nesta tabela portanto devem obedecer aos mesmos padrões.

Pontos de Travamento - Amarração (Underlay)

São pontos que tem por objetivo fixar o tecido na entretela e segurar os pontos para minimizar o encolhimento do tecido causado pelo bordado ; Deverá ser utilizado perpendicular ao sentido de preenchimento de uma área.
Existem vários tipos de underlay:

Ex:
Centro: Utilizado em áreas estreitas. 
pb10.jpg
Bordas: Utilizado para amenizar a aparência de serrilhado.
pb11.jpg
Zig-zag: Utilizado para deixar o Satin mais encorpado.
pb12.jpg
Tatâmi: Utilizado dentro de áreas com tatami, deve cobrir de modo uniforme e ser no sentido contrario ao sentido do tatâmi.
pb13.jpg

Em breve, disponibilizaremos mais DICAS.